Cavalo Árabe

O cavalo árabe é também conhecido como Puro-sangue árabe. A raça teria aparecido na Península Arábica, por volta de 2500 A.C, provindo dos cavalos selvagens criados pelas tribos desta região. É, portanto, uma das raças mais antigas do mundo.

Há ainda relatos de que o animal tenha servido a reis e sacerdotes, que adotaram o animal pelo fato do mesmo ter sido abençoado pelo profeta Maomé.

A reprodução da espécie e seu crescimento no mundo teriam acontecido por conta das cruzadas, guerra e comércio.

As características mais comuns e marcantes do Cavalo Árabe estão no crânio e cauda, o que tornou o um animal peculiar, capaz de ser identificado e diferenciado dos demais.

Devido a sua maior agilidade e velocidade, continua sendo um animal fundamental para cruzamento com outras raças, as quais deram origem, por exemplo, ao Cavalo Puro-Sangue Inglês, Mangalarga, dentre entre outras.

São animais bastante utilizados em corridas, enduro e hipismo em todo o mundo, além de participarem de concursos e provas de desempenho.

No Brasil, por conta desta admiração ao animal, foi criado em 1964 a ABCCA – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe. Atualmente a entidade tem mais de 25 mil animais registrados, cerca de dois mil criadores e o reconhecimento internacional.

 

Veja algumas técnicas de preparação desses animais para concursos e competições. Clique aqui.

Fonte: ABCCA