Cavalo é atração da Páscoa em vilas alemãs

Os coelhos, tradicional animal da Páscoa, não estão presentes na Páscoa de uma pequena vila do leste da Alemanha. Tradicional por lá é a cavalgada do domingo de Páscoa mantida há séculos pelos sorábios, um povo eslavo de tradição católica.

Em procissão que reuni até 100 cavaleiros, com intuito de anunciar a ressurreição de Cristo, grupos de homens montam cavalos e saem enfileirados em direção a povoados vizinhos, vestindo ternos e cartolas como os do século XIX e carregando estandartes. Os visitados como de costume, agradeçam a homenagem com uma cavalgada no sentido oposto, fazendo com que a festa dure até o fim da tarde. Os equinos são enfeitados com flores, lenços, rédeas e arreios especiais (alguns com enfeites de prata e ouro).

O caminho é cumprido a trotes calmos e cuidadosos. Durante os percursos, nenhum cavalo pode cruzar o caminho de outro, pois os sorábios acreditam que isso traz infelicidade.

A cavalgada é permitida somente aos homens, as mulheres são responsáveis pela pintura de ovos, outra tradição local. Todos os anos, cinco semanas antes da Páscoa, as mulheres exibem os ovos de galinha decorados num festival na cidade de Bautzen.

Fonte: Vida e Estilo

Adaptação: Escola do Cavalo

 

 

 

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

 

 

 

  Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais Garrotilho tem cura? Como cuidar do cavalo e economizar