Com a domesticação dos equinos e as mudanças em sua forma de alimentar, os animais selvagens passavam o dia pastando e bebendo água em movimentos constantes junto ao solo, o seu intestino acostumou a receber pouco alimento de cada vez, por essa razão é muito importante considerar esse mecanismo, tendo em vista que, mesmo com a domesticação o sistema digestivo continua igual aos seus antepassados e por isso é importante ter alguns cuidados com a alimentação.
A cólica equina acomete os animais causando intensa dor, os animais deitam-se e rebolam sistematicamente. As cólicas podem ter como causa: acesso do animal à água quando se encontra sobreaquecido; vício de engolir ar; ingestão de areia; ingestão de alimentos úmidos ou molhados; comer em excesso e não mastigar direito; intestino dobrar por alguma razão; mudança repentina na dieta.
Outro mal que pode afetar os animais é a laminite também conhecida como aguamento. Os animais que come muito, principalmente alimentos com muitas proteínas, sofrem com o mal que pode ser causado por: pancada ou concussão; situação de muito estresse; gravidez relacionada com inflamação do útero. Já a azotúria tem como causa o desequilíbrio mineral, alterações hormonais e sobre alimentação de cereais em animais em descanso.
Fonte: www.mundodosanimais.pt
Saiba realizar exame clínico do sistema digestório.
Conheça os diversos cursos na área de Reprodução Equina, clique aqui!!