A Cistite é uma das doenças mais comuns entre equinos e consiste, basicamente, na inflamação da bexiga. Os principais sinais desta enfermidade são o aumento da periodicidade da micção, urina em pouca quantidade e muitas vezes com cor diferente, coágulos, sangue ou pequenas partículas.
As causas da doença podem ser variadas, sendo relacionadas principalmente a excessiva quantidade de cálcio na bexiga e a alguma possível infecção no aparelho reprodutor, principalmente de éguas, depois de complicações do parto.
O diagnóstico pode ser realizado por meio de vários exames, como hemograma, detectando a presença de glóbulos, endoscopia, além de ultrassonografia e raio-X para verifica a presença de pedras na bexiga.
Exames de urina bem como o conhecimento do histórico do animal pelo médico veterinário também podem ser úteis.
Já a linha de tratamento vai depender de cada situação e dos fatores causadores. Entretanto, em vários casos é bastante comum o uso de antibacterianos e anti-inflamatórios para diminuir as dores e sintomas apresentados pelo animal.
A radiografia e o ultrassom abdominal são equipamentos úteis no diagnóstico, auxiliando na visualização da bexiga do animal e suas patologias. Clique e confira.
Fonte: Anmedin