Os cascos dos equinos são partes essenciais do sistema locomotor e que merecem todo o cuidado e manutenção dos proprietários. Isso porque são eles que sustentam o peso do corpo do animal, amortecem impactos e são de extrema importância para o desempenho de cavalos atletas.
Dentre os meios para realizar estes cuidados está o ferrageamento, que tem como objetivo transmitir maior conforto, segurança e tornar os animais mais competitivos. Podem evitar ainda lesões músculo-esqueléticas e melhorar o atrito com o solo, além de proporcionar melhor qualidade de vida.
A escolha das ferraduras necessita ser feita sob critérios, sendo que há no mercado diferentes tipos, com materiais variados. Já a aplicação deve ser realizada por profissionais capacitados, pois um ferrageamento inadequado, com cravos fixados de forma errada, pode trazer muitos problemas, como dores, queda do desempenho do animal e até mesmo claudicação.
Importante ressaltar que cascos mal cuidados e com excesso de umidade, podem ficar quebradiços, comprometendo assim o êxito do ferrageamento. Por isso é necessário evitar que o animal fique em meio a urina e fezes, sendo a higienização do estabelecimento periodicamente essencial.
Fique por dentro dos principais cuidados com os equinos e saiba quais medidas adotar em situações emergenciais. Confira.
Fonte: Meio Rural