O sarcoide que acomete os equinos se caracteriza por ser uma neoplasia benigna, localmente agressiva e frequentemente detectada nos animais, apresentando alto índice de recorrência local mesmo após a remoção cirúrgica.
A origem da doença tem sido associada ao Papiloma vírus bovino tipo 1 e 2, e apresenta várias manifestações que se resultam da interação entre o agente etiológico, o meio ambiente e o genoma do hospedeiro.
O sarcoide equino é classificado como sarcoide oculto, sarcoide verrugoso, sarcoide fibroblástico, sarcoide nodular e sarcoide misto.
A característica do sarcoide oculto são áreas alopécicas bem definidas. Já o verrugoso apresenta áreas planas irregulares de hiperceratose. O sarcoide nodular se caracteriza por apresentar nódulos esféricos subcutâneos. Enquanto o sarcoide misto é visualizado como uma transição do sarcoide oculto, verrugoso ou nodular para o sarcoide fibroblástico.
A confirmação da moléstia é dada depois que se realiza o exame histopatológico, que na região periocular descarta outras lesões palpebrais.
Fonte: + Equina
Aprenda a fazer um exame completo do aparelho locomotor de sua tropa.
Tudo o que você precisa para aumentar sua tropa com qualidade.