Os cavalos são animais admirados por um grande público. A sua beleza visualizada das mais diversas formas, seja pela, crina, porte, tamanho, cores, rusticidade, robusteza, entre outros chamam a atenção do público. Porém, existem muito mais coisas no cavalo do que suas qualidades já citadas.
Em estudos realizados pelo mundo descobriu-se que cada cavalo trás consigo um “kit” que leva-os a se apaixonarem pelas pessoas que os cercam, que permite que sejam domesticados, utilizados para esporte, lazer ou serviços fazendo com que também nos apaixonemos por eles.
Os cavalos são animais de defesa, bichos selvagens e comida de outros bichos da natureza, por isso possuem instintos que os tornam especialistas em fuga e medo, tem medo do desconhecido e fogem quando encontram perigo. Entretanto, quando são ensinados pela quebra do medo e se relacionam com outros seres vivos puros, inocentes e principalmente honestos e limpos de maldade tornam-se confiantes.
Outras características dos cavalos também os fazem apaixonantes como a honestidade nos atos, a cumplicidade com o próximo membro do grupo, a confiança pelo conforto e o respeito pelos indivíduos mais experientes. Outra característica interessante desses animais é o julgamento das coisas por duas formas: o que entendem e aceitam e o que não entendem e não aceitam, significando que quando não entende ou não aceita algo, não faz e diz isso ao próximo calmamente e com clareza. Os cavalos não enganam e quando confiam em alguém entregam-se de coração buscando sempre fazer o melhor.
Com todas essas características, os cavalos, são excelentes parceiros na equoterapia.
Fonte: Mundo dos Cavalos
adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Odontologia em equinos, uma área que necessita cada vez mais de profissionais
A marcha do cavalo é definida pelo código genético de cada raça