O Hiperparatireoidismo Nutricional Secundário é uma doença causada pelo excesso de produção hormonal da paratireóide dos equinos.
Com isso, há uma alteração de nutrientes no organismo do animal, que passa a encontrar uma forma de equilibrar estes níveis através da retirada do cálcio dos ossos, direcionando-os para a corrente sanguínea do animal.
O primeiro local onde geralmente acontece esta retirada são os ossos da face, causando um inchaço na aparência, o que também representa o sintoma mais evidente junto com alguma possível claudicação.
Alguns dos fatores responsáveis por esta doença estão ligados a alteração de cálcio no organismo, excesso de fósforo na dieta, ingestão de oxalato (presente em forragens) e deficiência de vitamina D.
Para um tratamento eficiente é feito a ministração de dosagens de cálcio em medicamentos que ajudem nesta absorção. Entretanto, o melhor meio é evitar a doença através de ações preventivas, relacionadas a uma nutrição equilibrada e ministrada por algum profissional especializado.
Aprimore seu conhecimento na veterinária equina e saiba como diagnosticar, tratar e prevenir essas e outras enfermidades. Confira.
Fonte: Equipe Escola do Cavalo