Brucelose equina

brucelose equinaA brucelose equina é causada pelo agente Brucellaabortus e também Brucella suis, sendo o primeiro mais constante.É uma doença importante por se tratar de uma zoonose, ou seja, podendo acometer os seres humanos.
A infecção acontece pela via digestória e fômites contaminados por líquidos e restos de abortos de animais afetados. A partir da região orofaríngea e trato digestório, a Brucella é multiplicada e faz viremia podendo causar hipertermia, e posteriormente instala-se nas bolsas sinoviais e bainhas dos tendões.
Dependendo do grau pode haver formações de fístulas, comprometimento das apófises espinhosas das primeiras vertebras torácicas. Ocorre também de maneira generalizada, levando a rigidez geral, temperatura oscilante, letargia, sinovite, orquite no garanhão e aborto nas éguas.
O diagnóstico definitivo é dado após o exame por sorologia ou bacteriologia. O tratamento tem custo relativamente alto, sendo realizado com estreptomicina e terramicina, além da drenagem das fístulas com solução antisséptica ou solução de nitrofurasona.

Fonte: Universidade Federal do Paraná

 

Saiba mais sobre as técnica de exame transretal em equinos e infraestrutura necessária.

Ultrassonografia aplicadas a reprodução de éguas.