Benefícios observados com a prática da equoterapia

Tendo como ponto de partida uma abordagem interdisciplinar, a equoterapia caracteriza-se por ser um método terapêutico e educacional que se utiliza dos conhecimentos e qualidades das áreas de saúde, educação e também equitação.

O uso da equoterapia é benéfico no tratamento e desenvolvimento biopsicossocial de pessoas que são portadoras de necessidades especiais, uma vez que, exige que todo o corpo participe das atividades e dessa forma, o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e também um aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Estas atividades por sua vez permitem que o paciente adquira ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

Outros benefícios observados por pessoas que praticam a equoterapia são o desenvolvimento de novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima, uma vez que os pacientes tem contato com o animal, com os profissionais envolvidos e também com outros pacientes, a interação entre os meios se faz constantemente.

Geralmente, a indicação da prática da equoterapia é a pessoas portadoras de doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínicos metabólicas; sequelas e traumas adquiridos por algum tipo de cirurgia realizada; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais, distúrbios de aprendizagem e linguagem; dentre outros que também podem ter grande resultado com a prática da equoterapia.

 

Qual a importância de oferecer uma alimentação equilibrada para o equino? Quais os alimentos mais utilizados no manejo alimentar dos equinos? Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?  

Fonte: Agro Mundo

Adaptação: Escola do Cavalo

   

Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)