Os benefícios alcançados com a prática da equoterapia são muitos. O trabalho se caracteriza como um método terapêutico e educacional que usa os equinos de forma interdisciplinar. As áreas beneficiadas pela terapêutica são a saúde, a educação e a equitação.
Com a prática da equoterapia é possível desenvolver o biopsicossocial de pessoas que são portadoras de necessidade especiais, uma vez que a atividade exige a participação de todo o corpo.
Os exercícios praticados na equoterapia contribuem para o desenvolvimento da força, do tônus muscular, da flexibilidade, do relaxamento, da conscientização do próprio corpo e também do aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Através do processo de interação entre o paciente, os profissionais envolvidos e o animal,desenvolvem-se novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
A equoterapia é indicada para pessoas que possuem alguma doença genética, neurológica, ortopédica, muscular e clínico metabólica; sequela de trauma e cirurgia; doença mental, distúrbio psicológico e comportamental; distúrbio de aprendizagem e linguagem; dentre outros.
Quais as técnicas de nutrição e alimentos de equinos?
Quais os principais alimentos utilizados na alimentação equina?
Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes?
Fonte: Agro Mundo
Adaptação: Escola do Cavalo