As bandagens terapêuticas para equinos são recursos fisioterapêuticos para reabilitação e manutenção do sistema locomotor. Os responsáveis pelo animal, assim como os médicos veterinários, devem recorrer à técnica para ajudar no melhor desempenho e recuperação esquelética e muscular dos cavalos.
O método também é conhecido como bandagem elástica funcional e começou a ser difundido na medicina veterinária desde 2010. Conheça o método Kinesio Taping e seu funcionamento com a aplicação de bandagens. Neste artigo, saiba ainda as indicações de uso e as vantagens para os animais.
Método Kinesio Taping
Desenvolvida em 1979 pelo quiropraxista Dr. Kenzo Kase, no Japão, esse método foi criado para humanos como forma de aliviar dores e, ao mesmo tempo, não impedir os movimentos corporais. Para tanto, são empregadas fitas hipoalergênicas elásticas, feitas de algodão, e com espessura próxima à pele, conhecidas também como tapes.
Em vista dos benefícios trazidos pelo método, a aplicação também começou a ser feita em animais em diferentes partes do corpo sem qualquer restrição de idade. As bandagens terapêuticas para equinos têm se popularizado para animais esportistas, principalmente, nos treinamentos para competições olímpicas como forma de diminuir as tensões causadas pelo esforço das disputas. Vale destacar, contudo, a proibição do uso durante as competições oficiais por configurar “doping”, visto que as bandagens estariam favorecendo o animal.
Mecanismo de ação
As bandagens terapêuticas para equinos usadas no método Kinesio Taping têm como mecanismo de ação:
- regular a homeostase dos músculos;
- ajudar na melhora de dores a partir da supressão neurológica;
- melhorar a circulação dos sangue e dos vasos linfáticos;
- auxiliar as articulações a se realinharem;
- diminuir edemas;
- aliviar as tensões dos tecidos.
Esse conjunto de ações se deve ao fato das bandagens se fixarem à pele permitindo, assim, com que receptores sensoriais localizados nas diferentes camadas do tecido e dos músculos tenham melhores estímulos.
Indicações e formas de uso
O uso das bandagens terapêuticas para equinos visa ajudar o desempenho correto muscular, reduzir as dores agudas e crônicas, assim como tratá-las, reduzir as fadigas dos músculos, corrigir as lesões dos tendões, ligamentos e articulações, além de ajudar na reabilitação de desvios angulares.
Usadas na coluna, nos membros e em diferentes partes do corpo, as bandagens terapêuticas em equinos podem ser empregadas em animais de qualquer idade. Nos animais mais jovens, como os potros, ajudam no processo de correção de deformidades flexurais. Já nos idosos, reduz as dores e ajuda na manutenção da postura correta. Outras formas de uso são para recuperações pós-cirúrgicas e diminuição de inchaços ocasionados por lesões e traumas.
Vantagens das bandagens terapêuticas para equinos
Uma das principais vantagens do método é não imobilizar o animal, ou seja, devido à flexibilidade das fitas não há impedimento da realização de movimentos, seja em atividade ou durante os períodos de repouso.
Para além do esporte, a técnica traz outros proveitos para diferentes áreas da medicina veterinária, desde a pediatria até a geriatria. Contudo, é fundamental que a aplicação siga os protocolos corretos de modo a garantir o bem-estar animal.
No Curso de Primeiros Socorros em Equinos, você aprende a usar bandagens terapêuticas para equinos e outras técnicas para assegurar a qualidade de vida do animal em situações de emergência.
Fontes: Unesp; G1; Team Roping; Revista Horse; Cavalus.