O conforto do animal que vivem em baias deve ser levado em consideração na hora da construção, alguns aspectos que visem o bem-estar do animal devem ser considerados como: tamanho, ventilação adequada ao clima, conforto específico e a visualização para outros ambientes que contenham outros animais.
Para o conforto do animal, as baias devem ter no mínimo 3 x 4 metros, porém o tamanho ideal é de 16 metros quadrados, ou seja, 4 x 4 metros. Existem duas maneiras para a colocação dos cochos, sejam para água ou comida, os cochos altos colocados a uma altura de 30 a 60 centímetros com profundidade de 20 centímetros e os cochos baixos construídos no nível do chão. O cocho baixo é o mais recomendado, pois permite que o animal reproduza o movimento natural de seu corpo enquanto se alimenta, alongando o pescoço e as costas.
Para o piso existem diversos tipos de materiais, porém estes devem ser macio, absorvente, fácil de limpar e desinfetar, impedindo a proliferação de bactérias e fungos.Para a boa circulação do ar precisam se mantidas janelas ou um sistema de circulação de ar, como exaustores, principalmente quando a baia é coberta com telhas de fibro-amianto.
A porta da cocheira deve ser dividida ao meio,para que os animais coloquem a cabeça para fora e a iluminação deve ser natural. Os cuidados mencionados na hora da construção das baias garantem o conforto e maior desenvolvimento dos animais.
Como proceder em caso de picadas de cobras em cavalos?
Passo a passo em atendimento de emergência em equinos. Confira.
Dicas para verificar a saúde dos equinos. Clique aqui.
Fonte: Mundo Equestre
Adaptação: Escola do Cavalo