A artrite séptica pode ser definida simplesmente como a inflamação de uma articulação. É um termo inespecífico e não descreve a natureza das várias entidades específicas que afetam as articulações dos equinos.
As infecções ortopédicas são um problema clínico mais sério nos equinos que em relação a outras espécies, devido ao fato de suas consequências induzirem a uma claudicação permanente e resultarem em inutilidade do cavalo ou até à sua morte.
A artrite séptica é o problema mais grave observado na articulação dos equinos. Ela pode resultar em uma rápida destruição da articulação e da cartilagem articular, e quando na presença de osteomielite, pode haver uma perda irreversível de a superfície articular.
A artrite séptica é uma doença progressiva e erosiva das articulações, que leva o animal a uma claudicação severa, e requer um tratamento intenso e prolongado.
A infecção articular em equinos é frequentemente resultado de infecção sinovial através de feridas, circulação hematológica, ou de forma iatrogênica após injeção intra-articular ou intervenções cirúrgicas (ORSINI, 2006).
Os sinais clínicos da artrite são: claudicação intensa, efusão somada a espessamento, edema e dor na manipulação. Para realizar o diagnóstico de artrite infecciosa, deve-se obter o histórico completo do animal e realizar o exame físico do desempenho em todos os cavalos com suspeita desta enfermidade e fazer a análise do liquido sinoval.
O tratamento da artrite séptica tem como objetivo eliminar o microrganismo causador da doença, remover os produtos insalubres da inflamação sinovial e a fibrina que podem danificar a cartilagem articular (STASHAK, T. S., 2006).
Recomenda-se terapia com antibiótico sistêmico, sendo penicilina e gentamicina (Gentomicin-Syntec) associadas, cefalosporinas, amicacina e associações de sulfa com trimetropin são os mais utilizados.
Por via intra-articular a Gentamicina (Gentomicin-Syntec) e amicacina são os antibióticos utilizados. A Gentamicina oferece vantagens pelo fato de atingir alta concentração sinovial com doses baixas, sem induzir significante sinovite.
A lavagem e drenagem da articulação são importantes no tratamento da artrite infecciosa para remoção de enzimas nocivas, fibrina e células inflamatórias que degradam a cartilagem articular.
Autora: Daniela Soloman, Médica Veterinária
Fonte: http://www.diadecampo.com.br
Adaptação: Escola do Cavalo
Curso de Primeiros Socorros em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo:
Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você
Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equinos?
Surto de gripe equina no Distrito Federal