Os equinos são animais que possuem dois fatores com exigências nutricionais, são elas as exigências de mantença mais as para as atividades físicas. Elas são aditivas e devem ser preenchidas objetivando manter o peso, a condição corporal e a boa saúde do animal. Uma alimentação inadequada pode ocasionar perda de peso e consequentemente o baixo desempenho animal.
Na adequada dieta alimentar dos equinos é preciso sempre incluir forragens, como bons pastos e fenos, para que o trato digestivo funcione regularmente. Como regra geral pode ser oferecida como forragem 1% do peso vivo do animal. Animais que realizam muitas atividades físicas ou lactantes, é preciso fornecer algum tipo de concentrado, estas mais digestíveis que as forragens.
As regras gerais para a alimentação dos equinos são: oferecer alimento no mínimo duas vezes ao dia; ter consistência na quantidade e no tipo de alimento fornecido, mudanças devem ser introduzidas gradualmente; oferecer sal mineralizado; oferecer água limpa e fresca; fazer a vermifugação; realizar os cuidados dentários; monitorar o peso e condições corporais; garantir exercícios físicos; não permitir que o animal exercitado ainda quente tenha acesso livre à água; observar diariamente os aspectos fisiológicos, como temperatura, pulsação, respiração, entre outros.
Observado qualquer tipo de alteração o médico veterinário deve ser consultado, evitando dessa forma qualquer agravamento e consequente perda do animal.
Qual a importância de oferecer uma alimentação equilibrada para o equino? Quais os alimentos mais utilizados no manejo alimentar dos equinos? Quais as etapas do processo digestivo, a absorção e o metabolismo dos nutrientes? Fonte: UFF Adaptação :Escola do Cavalo