Os equinos apresentam aparelho digestivo que está preparado a receber pouco alimento a cada vez, por várias vezes ao dia. Quando apanham os alimentos pelos dentes da frente e lábios, ele é triturado pelos dentes de trás. Ao engolir os alimentos passam pelo esôfago e depois chega ao estômago, que tem capacidade para oito litros.
Ao chegar ao estômago à comida passa ao intestino delgado, cólon largo e curto e depois vai para o reto. No intestino delgado são decompostos os açucares, proteínas e gorduras e no intestino grosso são digeridas as fibras.
Uma dieta equilibrada deve conter água, hidratos de carbono, óleos e gorduras, fibras, proteínas, minerais e vitaminas. Para a boa alimentação e necessário seguir algumas regras, como disposição água fresca e limpa; oferecer pelo menos duas refeições por dia, se tiver um trabalho leve ou estiver fora de trabalho, no caso de ter trabalho completo o cavalo deve comer entre três a quatro vezes ao dia; a quantidade de comida deve ser baseada no seu peso e não no volume; regular a alimentação pelas horas de trabalho e pelo tipo realizado;nunca oferecer rações moles ou que tenham algum tipo de sujidade; entre outros.
Fonte: Mundo dos Animais
Formulação de dietas e rações para equinos. Veja aqui.
Odontologia Equina, Fique por dentro. Clique aqui.