Adenite Equina, também conhecida como Garrotilho, é uma enfermidade que apresenta como principais sinais a tosse, febre, anorexia, apatia, dentre outros.
Em seguida surge uma saliência pelo corpo, os chamados linfonodos. Quando este se apresenta no pescoço, pode impedir o animal de se alimentar corretamente e respirar.
Essa enfermidade é considerada infecciosa e causada pela bactéria Streptococcus equi, podendo ser transmitida pela via oral e nasal, sendo que a bactéria pode ser veiculada pelo contato direto ou indireto entre os animais.
Os animais doentes devem ser imediatamente afastados dos demais, de forma a impedir a disseminação da doença.
É preciso ainda que sejam tomadas providências em relação a desinfecção dos locais onde o animal tem costume de ficar como, por exemplo, as baias, cochos e bebedouros.
O tratamento é baseado na drenagem dos abscessos e ministração de medicação antibacteriana, além do controle das infecções e da febre, bem como uma suplementação alimentar.
O melhor meio de se evitar esta enfermidade é através do correto manejo priorizando a limpeza dos locais, de modo a inibir a presença do microrganismo causador.
Gostou do assunto e tem curiosidade em saber como atuar diante dessa e outras enfermidades que afetam a saúde dos cavalos?
Então confira algumas dicas da veterinária equina em um treinamento prático e intensivo. Clique aqui.
Fonte: Equipe Escola do Cavalo