A Raça Dole

O cavalo Dole é um animal nórdico, originário da Noruega, sendo descendente das raças Dole Trotter e o Gudbransdal, sendo muito semelhante ao pônei inglês. Possui características bastante peculiares, que lhe fazem ser parecido com um “cavalo em miniatura”, devido à baixa estatura (1,40 a 1,52m) e menor extensão de seus membros. Sua cabeça se assemelha a de um Pônei, o pescoço é grosso e a musculatura bem definida.

Estas características estariam atreladas, segundo especialistas, a falta de alimentação nutritiva para os mesmos, já que a região de sua origem é, em grande parte do ano, atingida pelas geleiras, o que compromete a quantidade e a qualidade nutricional das plantas e alimentos.

Já os animais desta raça de portes mais avantajados, são bastante utilizados em pequenas propriedades rurais, para os serviços locais, como arado e condução de charretes e montaria, sendo bastante úteis.

A pelagem do Dole é geralmente castanha, variando em tonalidades que vão do vermelho ao negro, com muitas crinas e pelos. É considerado um cavalo bastante ativo, dócil e adaptável a qualquer ambiente.  

Apesar de todas estas qualidades, a demanda mais expressiva, seja para a equitação ou outras funções é para cavalos maiores e mais leves. Mesmo assim o Dole tem um público de admiradores cativos, que o admiram como animal de estimação.

 

O Dole como animal de estimação precisa de cuidados com a saúde e alimentação. Saiba mais.

Fonte: Portal São Francisco