Poucos animais possuem um registro de tamanha antiguidade quanto o Cavalo. Sua história e evolução remetem a 50 milhões de anos, na América do Norte, quando o animal era semelhante a um cão. Era o antecessor de cavalo moderno. Milhares de anos depois, em virtude da adaptação e do meio ambiente, a espécie evoluiu de tamanho, sendo que em cada período recebia uma denominação cientifica diferente.
Teorias apontam que as primeiras migrações tenham acontecido pelo Estreito de Bering, chegando a Europa, Ásia e África.
Já a domesticação pelo homem teria se iniciado em 3000 anos antes de Cristo, sendo utilizado para o transporte de pessoas e cargas.
Ao mesmo tempo, houve a criação de meios para se guiar o animal, como freios, celas, o que propiciou um desenvolvimento da equitação e sua utilização para as guerras. Os hititas, povo indo-europeu, que ocupou a região onde hoje está a Turquia, foram os primeiros a utilizarem o animal para as batalhas.
A partir de então, os animais passaram a ter um lugar de destaque nas sociedades em formação e avaliados como essenciais para múltiplas finalidades, sendo que em 700 a.C. os gregos passaram a utilizar o animal para as práticas esportivas, como os Jogos Olímpicos.
O processo evolutivo destes animais, a partir de então, foi acelerado pelos homens, que passaram a interferir na reprodução, dando origem a diferentes raças.
Veja técnicas de capacitação desses animais para apresentações em pistas de competições. Clique aqui.
Fonte: Mundo dos Animais