A Inseminação Artificial realizada em equinos já é considerada por muitos especialistas como uma das técnicas mais importantes da história da veterinária, por revolucionar o segmento e trazer dezenas de benefícios antes inimagináveis.
Através dela é possível, por exemplo, ampliar o número de reprodutores diferenciados em valor genético, obter vários potros por ano de um mesmo reprodutor, utilizar o sêmen de animais de qualidade e de outros países, aprimorar o rebanho com animais de grande valor, evitar as doenças sexualmente transmissíveis, aproveitar o cruzamento de animais incapacitados, dentre muitas outras vantagens.
O sucesso do projeto reprodutivo, no entanto, vai depender dos conhecimentos do responsável direto por esta demanda, que deverá optar pelo melhor método de armazenamento do sêmen, seja fresco, refrigerado ou congelado, além do monitoramento do ciclo estral, coleta do material, dentre muitos outros detalhes determinantes.
O aparelho ultrassonográfico auxilia em todo esse processo da inseminação. Confira os modelos mais utilizados no mercado. Clique aqui.
Fonte: Canal Rural