A gripe dos equinos

A gripe ou influenza é uma doença que aparece com mais frequência em épocas frias, e ao contrário do que algumas pessoas possam pensar a gripe não é uma doença basicamente humana, ela também acomete os animais.

Nos equinos o contágio e a transmissão acontecem em contato direto com secreção nasal e oral através dos cochos, bebedouros, cochos de sal, manjedouras, embocaduras, aerosóis de tosse ou espirro, matérias de uso diário (panos, escovas, etc.).

Os sintomas são febre alta com mais de 40º, tosse prolongada, seca, sem secreção catarral, secreção nasal serosa, falta de apetite, apatia geral, desanimo, perda de peso. Se os primeiros sintomas não forem tratados a gripe pode evoluir para doenças secundárias, como Adenite Equina (garrotilho), Pneumonia, Babesiose/Nutaliose, entre outras. A Influenza causa perda da condição física, massa corporal levando ao emagrecimento.

A prevenção é feita através da vacinação (primeira dose e reforço), não havendo tratamento específico em caso de contágio, a não ser o repouso, isolamento e o oferecimento alimentação de qualidade.

Fonte: Portal ABQM

Adaptação: Escola do Cavalo

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Primeiros-Socorros-Equinos

 

 

Veja outras publicações da Escola do Cavalo: Saiba mais sobre a Ovulação de Éguas Você sabe o que é Trypanosoma Evansi em equino Claudicação equina: o que fazer para evitar?  

adaptador-de-luer

Adaptador de Luer

Por: R$ 22,90

BANNER SHOPVETERINARIO