A ferração equina

ferramento-equinoA ferração correta dos animais evitam muitos agravamentos relacionados ao sistema locomotor, é tão importante quanto o manejo, a alimentação e os cuidados com a dentição.

O equilíbrio e o aprumo correto do casco dependem de vários fatores como, a qualidade do ferrador e o manejo adequado dos animais. Fazem parte dos cuidados uma correta montaria, alimentação ajustada ao tipo de trabalho, boa higiene na cama, cascos limpos regularmente, acompanhamento médico veterinário, tendo em vistas que todos estes fatores interferem no aprumo do animal.

Ao avaliar os cascos dos animais alguns princípios devem ser considerados como: a ranilha e a palma dos cascos que tem uma parte externa insensível de tecido córneo e uma parte interna sensível de tecido conjuntivo, que contém nervos e vasos sanguíneos; a palma e a ranilha devem estar no mesmo plano de apoio; a linha branca entre a palma e a parede do casco, deve apresentar sempre a mesma espessura.

Assim, a presença de quartos ou fissuras ou ainda o crescimento excessivo dos cascos, é indício de algum desequilíbrio. A ferração tem a função de restabelecer esse desequilíbrio, porém o médico veterinário deve ser consultado antes, a fim de, verificar se existe algum outro problema.

Como realizar o exame ultrassonográfico na avaliação de claudicação?

Quais as caracterização das claudicações?

Conheça os melhores equipamento para ferração equina.

Fonte: Equisport

Adaptação: Escola do Cavalo

Conheça o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos

Diagnosticos Equinos