O exótico cavalo da raça appaloosa reconhecido pela pelagem diferenciada, único no mundo a participar de prova de pelagem, que julga as distintas cores dos animais é produto do cruzamento com quarto de milha e puro sangue inglês. O animal é encontrado em 46 países e no Brasil conta com 25 mil registros em diversas regiões como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Distrito Federal.
Os animais chegaram aos Estados Unidos por volta de 1936 esclarece o presidente da Associação dos Criadores de Cavalos Appaloosa, Francisco Lopes Filho, a pelagem foi motivo de interesse e o cavalo recebeu o nome de Appaloosa. Além da pelagem exuberante a raça é de porte médio, resistente, ágil, corajoso e possui grandes habilidades em velocidade de distâncias curtas.
Os cavalos da raça também são utilizados para lazer e esporte, a exemplo nas provas de tambor e baliza.
Fonte: Pecuária Rural
Adaptação: Escola do Cavalo
Conheça o Curso de Transferência de Embriões em Equinos
Veja outras publicações da Escola do Cavalo: O papel da alfafa e do milho na alimentação dos equinos Quais as consequências da Síndrome Metabólica Equina? Entendendo a anatomia e a fisiologia reprodutiva do garanhão equino