A sela é uma evolução da montaria, tendo em vista que os antigos, principalmente os índios, montavam no cavalo sem o equipamento, segurando nos próprios pelos dos animais.
Atualmente, o equipamento tem como principal objetivo tornar a cavalgada mais confortável, tanto para o cavaleiro quanto para o animal.
Escolher uma sela adequada para a montaria não é uma tarefa das mais fáceis. É preciso que o cavaleiro leve em consideração uma série de questões importantes, além do conforto, de modo que o acessório possa inclusive favorecer o comando do cavaleiro.
Existem no Brasil poucos modelos adequados para cada raça e tamanho dos animais, sendo que os importados cumprem melhor esta função. É preciso ainda levar em consideração a atividade para a qual o cavalo foi designado, se é para passeio, competição ou trabalho.
O peso do equipamento, altura, tipo de material, formato anatômico, especificidades de cada parte, como por exemplo, o cepilho (ou cabeça), patilha (ou encosto), dentre outras, variam consideravelmente, por isso a escolha deve ser realizada sob critérios e com o devido conhecimento técnico.
Fonte: Mundo Equino
Confira mais informações:
Como construir as melhores baias para cavalos