A quantidade de água no organismo do equino deve suprir as necessidades metabólicas básicas para a saúde e bem estar do mesmo. Caso contrário, é possível que o equino esteja passando por um quadro de desidratação.
Obviamente, todos os animais necessitam contar com o acesso diário de água em quantidade adequada. No entanto, esta necessidade aumenta consideravelmente quando se trata de um cavalo atleta.
Estes perdem em uma hora de atividade intensa, aproximadamente 15 litros de água. Neste momento, ocorre uma reação biológica intensa, em que a taxa de sódio aumenta, ocasionando a sede.
Sem a devida hidratação, o animal pode sofrer sérios riscos de desenvolver choque hipertérmico, já que o animal não conseguirá dissipar o calor através do suor, por falta de líquido.
Estudos comprovaram que até mesmo o fornecimento de água deve ser realizado sob critérios, já que o animal tem melhor aproveitamento quando a água é fornecida entre 10 e 12 graus, com recipientes trocados pelo menos duas vezes ao dia.
Amplie seu conhecimento sobre a veterinária equina e saiba diagnosticar os principais sinais desse e outros problemas que prejudicam o desempenho do animal. Confira.
Fonte: Equisport