A degeneração testicular em equinos é uma enfermidade que vem causando muitos prejuízos econômicos aos criadores de todo o mundo. Sua característica principal consiste na incapacidade reprodutiva do macho, por conta da queda de produtividade de espermatozoide.
Os motivos desta degeneração são variados, sendo alguns desconhecidos ou congênitos, outros atribuídos a lesões na região e inflamação de artérias, em virtude de alguma pancada, calor, neoplasias ou mesmo devido à idade.
A degeneração testicular é mais comum em países tropicais, em virtude da temperatura. O clima possibilita a alteração no epitélio seminífero, situado na bolsa escrotal, o qual compromete a qualidade do sêmen.
A degeneração pode ser leve, moderada ou grave, temporária ou permanente.
O tratamento funciona baseado na descoberta do motivo pelo qual o animal se tornou infértil, sendo que exames variam entre a verificação das alterações físicas do local e os níveis de produção de testosterona.
A avaliação da qualidade do sêmen usado nas práticas de reprodução como da inseminação artificial é indispensável. Entenda.
Fonte: Cbra