As tecnologias voltadas para a inseminação artificial de equinos vêm se desenvolvendo consideravelmente nos últimos anos.
A criopreservação do esperma de garanhões é uma delas. O método consiste em manter o material, em condições de uso adequado, em recipientes apropriados para transporte e como reservas de longo prazo.
Entretanto, para que seja realizada a criopreservação, é preciso que a coleta seja realizada com o uso dos equipamentos para o manuseio do material coletado, bem como para a diluição do material e o seu armazenamento.
Essa técnica requer cuidados rigorosos e de excelência, já que o sêmen, quando submetido ao estresse, pode perder grande parte de suas propriedades reprodutivas e de fertilidade.
Conhecer sobre os fatores relacionados ao esperma é fundamental para que os profissionais que desejam atuar na área obtenham êxito durante a manipulação.
Além de conhecer sobre os fatores relacionados a criopreservação é importante que o profissional tenha os equipamentos necessários para esse tipo de técnica. Confira aqui.
Fonte: BVS-Vet