O desempenho dos animais atletas depende de muitos cuidados, dentre eles estão à alimentação, ou seja, não basta ter apenas um bom animal, é preciso realizar uma boa criação, uma doma racional, um treinamento adequado e também à alimentação específica à modalidade praticada. A alimentação adequada é o combustível para a boa realização das atividades praticadas pelo animal.
A alimentação do animal atleta inicia-se na fase de gestação, ou seja, a égua necessita de cuidados nutricionais especiais durante a prenhez até o nascimento. Depois o potro começa a receber a alimentação específica para o crescimento, com maior nível de proteína que garante o desenvolvimento completo e preparo fisiológico para o programa de treinamento.
Quando o potro chega à idade de doma é necessário oferecer ração para trabalho leve, contendo quantidade moderada de energia que irá aumentar de acordo com a intensidade do trabalho. A alimentação é balanceada de acordo com a modalidade esportiva praticada por cada animal.
A alimentação dos animais é basicamente a mesma, porém o tipo de substrato energético utilizado por cada um deles e a proporção de volumoso e concentrado são diferentes. Isso acontece porque o metabolismo energético degrada vários tipos de substratos de acordo com o tempo.
Os cavalos são animais herbívoros, e por isso, o volumoso é essencial em sua dieta, independentemente do tipo de modalidade esportiva que o animal pratica. O volumoso pode ser feno ou capim verde, mas tem que ser de ótima qualidade e digestibilidade, ou seja, maior quantidade de folhas e pouco talo. O cavalo também precisa ingerir sal mineralizado, pois a perda de suor e eletrólitos é grande durante a prática de exercícios.
Fonte: Guabi
Saiba quais os sintomas da cólica equina.