Popularmente conhecida como bambeira, a Mieloencefalite Protozoária Equina (MPE) é uma doença de caráter neurológico e que vem atingindo animais de várias raças e regiões do mundo inteiro.
A agente principal da enfermidade, o protozoário Sarcocystis neurona, ao ganhar a corrente sanguínea do animal, atinge em pouco tempo o sistema nervoso central (SNC), gerando consequências consideráveis no animal.
Os principais sinais clínicos são: incordenação motora (origem do nome bambeira), atrofias e partes do corpo paralisadas, comportamentos estranhos, como andar em círculos, apatia, dentre outros problemas.
O gambá é o principal transmissor da doença, já que atua como hospedeiro do protozoário, embora a doença possa ser transmitida também por outros roedores. É possível ainda que a contaminação ocorra por meio de água ou alimentação contaminada com as fezes do animal.
Um dos métodos de controle está na eliminação destes pequenos animais, por meio de venenos. O tratamento da doença é feito a base de medicamentos, que tem como objetivo eliminar o protozoário, além de complexos de vitaminas para recuperar o tecido nervoso. A cura vai depender do grau em que a doença se encontra e das lesões causadas.
Todo o procedimento de diagnóstico e tratamento deve ser realizado juntamente com um profissional atualizado na área. Esse sim saberá quais procedimentos aplicar.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal
Confira!
Você médico veterinário apaixonado pelos equinos, venha se capacitar e aprimorar ainda mais seus conhecimentos.
Não perca essa grande oportunidade de ser um destaque no ramo da equinocultura.