O cuidado com o dorso dos cavalos

Uma das regiões do corpo dos equinos que mais apresentam problemas é o dorso, principalmente os animais voltados para os esportes. Os motivos são variados, podendo ser resultados de compensações por conta de claudicações, mau posicionamento e materiais ruins usados no arreio, exercícios físicos inadequados, idade, dentre outros.

O problema é muitas vezes oculto ao proprietário, só sendo percebido depois que há uma queda brusca de desempenho do animal e de um diagnóstico aprofundado.

Na região do dorso está à coluna vertebral e suas diferentes partes, cumprindo uma função importante na relação com os membros anteriores e posteriores, mantendo a estabilidade natural do animal e ainda mantendo o peso do cavaleiro.  

As lesões muitas vezes estão relacionadas ao tipo de animal e estrutura desta região, e, principalmente, no uso que se faz do animal.

Cavalos que saltam estão mais propensos a estas lesões que cavalos de corrida, por exemplo.

Quando o animal sente muitas dores, por conta destes problemas, que podem ser de lesões ósseas ou musculares, ele pode apresentar baixo desempenho, dificuldades em fazer suas necessidades fisiológicas, passar mais tempo em pé, dentre outros comportamentos.

Por isso, no primeiro sinal clínico é aconselhável que o animal seja submetido a um exame com um profissional da medicina veterinária, que fará uma apalpação para diagnosticar ou não o problema.

Os tipos de tratamento dependem de cada caso, sendo geralmente recomendado o repouso, uso de anti-inflamatórios, relaxantes musculares e até mesmo a medicina alternativa vem gerando bons resultados para estes casos.

 

Todo o procedimento de diagnóstico das lesões conta com o auxilio de um profissional qualificado na área equina.

Seja você esse profissional, aprimore seus conhecimentos e se destaque no mercado.

Clique e confira.

Fonte: Mundo dos animais