Os chamados DODs (Distúrbios Ortopédicos do Desenvolvimento) em equinos pode ter sua origem atrelada a diferentes fatores. Alguns dos mais conhecidos são: hereditariedade, exercícios exagerados, hipertireoidismo e até mesmo alimentação.
Neste último caso, o fornecimento de alimentação rica em energia, embora seja importante para o desempenho, sobretudo do cavalo atleta, pode também gerar consequências e acarretar alguns problemas. É que nestes casos, há também uma aceleração do crescimento ósseo, sem o mesmo acompanhamento das cartilagens.
O exagero da ministração de ração para os potros, como forma de compensar o desmame, também está relacionado a estas doenças, já que o animal passa a ganhar muito peso, sobrecarregando as articulações.
Outro erro de manejo, o excesso de fósforo, compromete o cálcio do organismo do animal, assim como o desbalanço mineral.
Estes são apenas alguns exemplos de fatores nutricionais relacionados às doenças ortopédicas.
Por isso é de grande importância que o responsável pelo animal busque mais conhecimentos acerca dos métodos de nutrição, cada vez mais elaborados, sobretudo nos aspectos das dosagens, com vistas a garantia de uma saúde plena para a sua criação.
Saiba quais nutrientes podem e devem ser aplicados na alimentação dos equinos, e aprenda a formular dietas nutricionais que auxiliam no desempenho do animal.
Fonte: Cavalos Brasil