A saúde bucal dos equinos é um dos assuntos mais importantes relacionados à qualidade de vida e bem estar destes animais. Assim, em virtude do maior acesso a informação, criadores de todo o mundo tem nos últimos anos dado maior atenção a esta questão, ao mesmo tempo em que cresce a demanda por profissionais especializados nesta área.
Os dentes dos equinos cumprem funções que vão muito além da mastigação e da aparência. Uma arcada dentária bem cuidada faz a diferença na vida do animal, na medida em que diminui o risco de cólica, um dos maiores problemas vivenciados por estes animais, por conta de uma boa mastigação, além de proporcionar melhor desempenho e longevidade.
Os exames nos dentes dos animais devem acontecer, no mínimo, de quatro em quatro meses, conforme recomendação, e não apenas quando há de fato uma necessidade explicita.
Algumas das intervenções mais comuns estão na remoção de tártaros, nivelamento e limpeza, sendo muitas vezes necessário que o cavalo seja sedado.
Tudo necessita ser feito de maneira a causar o menor estresse possível no animal, o que certamente necessitará de experiência e boa formação do profissional designado.
Existem vários equipamentos que podem ser utilizadas na limpeza e no tratamento dentário dos equinos. Confira aqui.
Fonte: G1