Por descuido ou talvez falta de informação, muitos criadores de equinos costumam proceder de forma equivocada com seus animais, deixando-os por um período demasiado em cocheiras. Esta atitude pode ser muito perniciosa para a vida do animal.
Primeiramente, porque o cavalo é um animal que gosta de se deslocar com frequência e se exercitar, sendo que isso faz parte de sua essência. Portanto ele deve ficar aproximadamente 5 horas por dia em uma cocheira, que é o tempo recomendado para o descanso e para o sono.
Ao passar deste tempo, o animal pode ficar ansioso, estressado e frustrado, comprometendo a sua saúde física e mental.
O cavalo é também um animal de grupo, necessita conviver com outros animais, da mesma maneira que nós humanos temos a necessidade de interagir.
No entanto, em caso de doença, falta de espaço, tal atitude é ainda compreensiva. Mesmo assim, é recomendável retirar o animal periodicamente do mesmo ambiente.
Estas são apenas algumas recomendações sobre o confinamento dos equinos, sendo que o criador destes animais necessita estar sempre buscando técnicas e procedimentos, por meio da informação, e que visem um melhor bem estar e qualidade de vida para o animal.
Além desses fatores, o criador deve ficar atento à saúde e cuidados diários com o animal, para isso conta-se com o auxilio de equipamentos. Conheça alguns do mais utilizados. Clique aqui.
Fonte: Caldos – Saúde Animal