Algumas das doenças mais graves dos cavalos é, sem dúvida, a insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Ocorre geralmente em animais mais velhos, fazendo com que o coração não bombeie de forma satisfatória a quantidade de sangue necessária à sobrevivência, sobrecarregando ainda o pulmão, dentre outros órgãos.
O diagnóstico da doença, cuja origem pode estar na hereditariedade, ocorre através do eletrocardiograma e ultrassonografia.
Os principais sinais da doença são a respiração ofegante, cansaço, inchaço, baixa circulação e espuma em demasia na boca.
Sendo assim, diante destes primeiros sinais, é preciso ligar o sinal de alerta e contar com a presença de um médico veterinário.
A doença é tratada, geralmente, com medicamentos (talvez para a vida toda), e repouso. Mas também há casos em que o profissional possa recorrer á eutanásia.
Profissionais devem estar atualizados sobre o assunto, sendo que o manejo com o animal e com os equipamentos de diagnóstico são essenciais para relato precoce do caso clinico, sendo assim a busca por capacitação se faz necessária no mercado hoje. Clique e confira.
Fonte: Abraveq