Isoeritrólise Neonatal Equina

A Isoeritrólise Neonatal Equina ocorre durante o parto. Os potros sofrem uma anemia hemolítica (destruição das hemácias) em virtude da incompatibilidade sanguínea com a mãe, que passa a produzir anticorpos contra as hemácias do potro.

O fato ocorre dentro de um a dois dias depois do nascimento, sendo que o caso só acontece por conta do contado do sangue da égua com o potro pelas fissuras.

Em seguida, o problema se agrava quando o animal recebe as primeiras doses de colostro.

Desta forma, os primeiros sinais apresentados consistem em fraqueza, apatia e palidez do animal, que passa a demonstrar ainda uma respiração ofegante e mucosa amarelada ou esverdeada.

No primeiro sinal é aconselhável contar com a presença de um médico veterinário.  Já o diagnóstico é realizado por meio de exames em amostras do colostro e sangue do potro.

A melhor maneira de se evitar esta doença é a realização de testes de compatibilidade sanguínea entre garanhão e égua.

No caso dos potros, se for possível ao proprietário se informar da incompatibilidade, de maneira previa, o caminho é não deixar o animal receber o colostro da mãe.

Entenda como o manejo reprodutivo pode auxiliar na prevenção dessas enfermidades que acometem os potros. Clique e confira.

Fonte: Informativo Equestre