As patas dos equinos desempenham uma função de extrema relevância na saúde e desempenho desses animais. São elas que sustentam todo o peso, dão equilíbrio e possibilitam a realização de esportes equestres e os trabalhos na agricultura.
São partes importantes para os animais tanto quanto as mãos para os humanos. Por isso, esta parte necessita de cuidados especiais e proteção.
Aparar, moldar, afixar a ferração de maneira correta, através do kit de ferrageamento e também verificar constantemente a presença de afecções, são apenas alguns dos exemplos destes cuidados.
Quando negligenciados, os cascos dos equinos manifestam problemas que podem trazer muitos transtornos e prejuízos, causando o baixo desempenho do animal.
Os abcessos, que são infecções na parte mais mole, são uma delas. Há ainda os calos, por conta dos erros de ferração e também as fendas, resultado da má ferração que causam o contato direto das patas no solo.
A Laminite é um dos problemas mais graves, ocasionando inflamação, tendo como causas motivos variados.
Garantir o cuidado dos cascos, por meio de métodos preventivos, é o melhor caminho para evitar tais problemas.
O método mais indicado para cuidados com os cascos dos equinos é o kit casqueamento, ele reúne todas as ferramentas necessárias para o profissional atuar corretamente. Clique e confira.
Fonte: Nova Enfoque