A castração de muares, chamados popularmente de mulas ou burros, é um recurso cada vez mais usual, na medida em que ajuda a controlar a reprodução.
Entretanto, se a castração for realizada com o animal muito novo, ou seja, com menos de um ano de idade, é possível que ofereça alguns riscos a saúde, como hérnias, infecções, dentre outras, já que os testículos ainda não estão totalmente formados. Neste caso, os cordões ficam bastante escondidos no interior do organismo, complicando um pouco o ato cirúrgico.
Desta forma, a idade aconselhável para castração é quando o animal está com mais de um ano e meio e já possui níveis elevados de testosterona.
Porém, o procedimento deve ser realizado somente com um médico veterinário capacitado no assunto, sendo que “cirurgias caseiras”, mesmo que o responsável aparente ter algum conhecimento, sempre oferecem riscos a integridade física do animal.
A castração do animal deve ser realizada por profissionais capacitados e com o auxilio de ferramentas adequadas. Confira.
Fonte: Jumento e Muares Online