Uma das etapas mais importantes da inseminação artificial, técnica que vem sendo cada vez mais utilizada na perpetuação de animais de grande valor, é a coleta do sêmen do garanhão.
Para isso, é possível contar com vários métodos, sendo a vagina artificial a mais utilizada. Trata-se de um recipiente que simula as condições anatômicas e de temperatura da vagina de uma égua.
Há vários tipos deste equipamento no mercado, com preços variados, sendo que cabe ao produtor escolher, mediante as informações de um profissional especializado, a que melhor se adapte ao seu garanhão.
Antes do processo é preciso realizar a assepsia do pênis do animal e para evitar problemas físicos com a égua, muitos tem usado o recurso do manequim durante a monta para a coleta do sêmen.
Entretanto, esta etapa é muito mais complexa e precisa ser realizada com critérios técnicos e preparo de todos os profissionais envolvidos.
No mercado a vários modelos de vagina artificial, conheça um dos mais utilizados e de grande reconhecimento entre os profissionais. Confira.
Fonte: Portal Educação