A osteoartrite é uma das enfermidades determinantes para a saída precoce de cavalos atletas do esporte.
Responsável pelas lesões que atingem principalmente ossos e cartilagens dos equinos, por conta de esforços repetitivos e intensos.
Com isso é desenvolvido um processo inflamatório e doloroso, já que estas articulações passam a não ter mais a capacidade que se espera para amortecer impactos, causando ainda baixo desenvolvimento.
Tais problemas podem ser comprovados por meio de mudanças de comportamento do animal e também através de diagnósticos por imagem, como Raio-X e ultrassom.
O tratamento vai depender do grau da lesão, sendo que muitas vezes o cavalo pode até mesmo a voltar às práticas esportivas.
Sendo assim, em grande parte esta terapia passa pelo uso de anti-inflamatórios e corticoides. É ainda bastante comum que animais passem por fisioterapia para a recuperação dos movimentos.
O melhor caminho contra estas enfermidades será a prevenção, priorizando pisos mais adequados para os animais e treinamentos na intensidade correta. O uso de gelo nas articulações mais exigidas, logo após as atividades, é também bastante usual.
Está atento as anomalias que o animal apresenta e ter conhecimentos em primeiros socorros nessas situações é essencial. Confira.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal