O desenvolvimento satisfatório de um potro vai depender bastante de fatores biológicos e genéticos, ou até meso do meio ambiente, manejo diário e principalmente uma nutrição balanceada.
A nutrição vai garantir o desenvolvimento dos órgãos, tecidos, estrutura muscular, cérebro, enfim, a formação essencial da estrutural corporal do animal de acordo com cada proteína adquirida.
A falta de proteínas, por exemplo, pode afetar diretamente o desenvolvimento muscular e ósseo, assim como a falta de fósforo e cálcio compromete o desenvolvimento dos dentes definitivos.
Sendo assim, se a alimentação precária for realizada por um período considerável, será praticamente impossível reverter o quadro, debilitando o animal. Sem contar as doenças que podem surgir por conta desta desnutrição.
Conhecer os nutrientes, onde encontrá-los, bem como as dosagens e valores energéticos são, portanto, tarefa do profissional de sucesso que deseja atuar nesta área.
O investimento em capacitação nutricional é necessário para os veterinários e até mesmo para proprietários que tem como hobby a criação de equinos. Confira.
Fonte: Equinocultura