Os equinos podem ser surpreendidos com afecções oculares. Isso porque o animal é, por natureza, curioso, além de possuir uma grande superfície córnea. Por isso, impacto e lesões, podem ocorrer. Isso, sem contar as doenças desenvolvidas ou congênitas.
Diante destas situações, é muito importante que o animal seja submetido, periodicamente, a avaliação de um médico veterinário. O proprietário do animal também deve estar sempre ciente da necessidade da higienização, cuidados e observação sobre a região dos olhos.
Passar cuidadosamente algodões limpos e descartáveis com soro fisiológico é excelente alternativa para remover resíduos e evitar que microrganismos se desenvolvam.
Já em casos mais sérios, é preciso uma avaliação técnica, com um profissional. Somente ele saberá diagnosticar possíveis doenças, bem como prescrever o melhor caminho para o tratamento.
Ter conhecimento sobre as enfermidades que afetam os equinos faz com que o produtor tenha capacidade de intervir com cuidados até a chegada de um profissional qualificado. Confira.
Fonte: Winner Horse