A Pleuropneumonia Equina é uma doença caracterizada pela associação da pneumonia com a inflamação das pleuras, órgãos que fazem parte do sistema respiratório, protegendo e despenhando importantes funções junto ao pulmão.
Essa doença é uma das principais fontes de perdas econômicas e queda de desempenho dos animais, principalmente os esportistas, podendo ser decorrente de diversos fatores, como estresse, uso excessivo de anti-inflamatórios, pneumonias, recuperação cirúrgica, dentre outros.
Os principais sinais da doença são anorexia, tosses, corrimento nasal, dores e chiados. O diagnóstico ocorre via anamnese e por meio de vários exames, como radiografia torácica, ultrassonografia, dentre outros.
O tratamento pode ser variado, sendo aplicado o uso de anti-inflamatórios, antibióticos, fluidoterapia, dietas, etc.. Em alguns casos pode ser prescrito pelo médico veterinário a drenagem para promover a lavagem da pleura, com o intuito de se eliminar as secreções acumuladas.
Ter amplo conhecimento na medicina veterinária equina faz com que o profissional tenha um fácil diagnóstico e rápido manuseio no tratamento do animal. Confira.
Fonte: Informativo Equestre