A claudicação é considerada o maior motivo de afastamento dos animais esportistas ou que desempenham atividades que demandam esforço físico. E dentre estes problemas, um que merece grande destaque é a Osteorartrite.
Trata-se de uma enfermidade degenerativa, que ocasiona a inflamação dos músculos, cartilagens, tendões e ossos do animal e que tende a se agravar com o passar do tempo.
É uma doença que causa muitas dores, além de ser irreversível (não tem cura), embora algumas medidas possam ser tomadas com o intuito de manter o cavalo por mais tempo nas atividades.
O caminho mais escolhido para o tratamento passa pelo uso de anti-inflamatórios, analgésicos, corticosteroides, dentre outros que podem dar uma sobrevida na atividade atlética.
As dosagens devem ser realizadas metodicamente por profissionais da medicina veterinária, já que erros neste procedimento podem acarretar em outros problemas.
Saiba como atuar com sucesso na assistência dessas e outras anomalias da medicina equina e se destaque no mercado. Confira.
Fonte: Equisport