Você provavelmente já se deparou com o animal apresentando estranhos sinais e deve ter ficado se perguntando o que está acontecendo, não é mesmo?
Problemas no estômago e intestino são bastante recorrentes em equinos, sendo que as causas podem ser bastante variadas, como por exemplo:
– alimentação inadequada;
– erros de manejo nutricional;
– microrganismos indesejáveis;
– estresse; dentre outros.
Uma das enfermidades mais comuns é, sem dúvida, as cólicas, que podem ter origem estomacal ou intestinal, e prejudicar de forma considerável o desempenho do animal, por conta das intensas dores e incômodos. Um problema muito recorrente está relacionado ao intestino, órgão responsável pela absorção de nutrientes e que pode ter sua função prejudicada em virtude da presença de microrganismos, alimentação com poucas fibras e mastigação equivocada.
O responsável pelo equino deve estar sempre atento aos sinais manifestados pelo animal, como rolar no chão, deitar e se levantar com frequência, além do excesso de transpiração mesmo estando parado.
É essencial contar com a especialização do profissional designado a cuidar destes animais, sendo que o conhecimento sobre o assunto pode fazer grande diferença no diagnóstico e cura destes males.
Não perca com o desempenho dos seus animais! Saiba os principais cuidados que podem ser ministrados até a chegada de um profissional capacitado. Confira.
Fonte: Equipe Escola do Cavalo