A cirurgia para a remoção dos testículos dos equinos, conhecida como orquiectomia, é um dos procedimentos mais corriqueiros nas clínicas veterinárias de todo o mundo.
Embora seja considerada simples para muitos, a cirurgia necessita ser realizada sobre critérios altamente profissionais, já que existem casos de complicações ocorridas nos animais, sendo a hemorragia uma das mais comuns.
Esta, aliás, se não devidamente estancada e tratada, poderá levar o animal à óbito em pouco tempo.
A orquiectomia é bastante indicada para o controle reprodutivo (coberturas não programadas) e também na diminuição da agressividade do animal, que se torna mais dócil, facilitando de forma considerável o manejo.
Este procedimento cirúrgico só deve ser realizado por profissionais com amplos conhecimentos clínicos, capazes ainda de administrar a anestesia apropriada.
Essa técnica vem sendo adotada por muitos criadores de equinos. Dessa maneira o profissional veterinário envolvido e até mesmo o proprietário do animal devem contar com amplo conhecimento sobre as complicações que podem ocorrer após a realização da castração.
Pensando nisso trouxemos algumas dicas para vocês sobre quais decisões tomar em situações emergenciais. Confira aqui.
Fonte: Equipe Escola do Cavalo