A odontologia equina ganhou maior notoriedade nos últimos anos, principalmente depois da ampla divulgação de que problemas dentários podem comprometer o desempenho e a qualidade de vida dos equinos.
Sendo assim, os atendimentos relacionados à saúde bucal de cavalos passaram a se tornar mais frequentes, criando uma demanda expressiva por mais profissionais especializados no assunto.
Alguns dos casos mais comuns estão relacionados aos “dentes de lobo”. Trata-se de dentes que nascem geralmente entre o quinto e o sexto mês de vida, ultrapassando o número necessário para as funções da arcada do animal.
Estes dentes podem afrouxar-se, provocando dores, principalmente durante o uso do freio ou na mastigação, causando incômodos e muitas dores.
Assim, é recomendada a extração do dente do equino, o quanto antes, através de um profissional capacitado e apto a desempenhar com segurança todas as etapas deste procedimento.
Além do profissional estar preparado para desempenhar todas etapas do procedimento ele precisa contar com as ferramentas de trabalho adequadas. Confira.
Fonte: Dentista de Cavalo