Uma doença causada por carrapatos, que carrega, por sua vez, o protozoário como agente causador. Esta é a Babesiose Equina, enfermidade bastante comum nos países de clima tropical, e que vem trazendo muitos prejuízos econômicos aos produtores.
Após a picada, os animais apresentam os primeiros sintomas dentro do prazo de entre 5 dias a um mês, como por exemplo a incoordenação motora, anemia, cansaço, depressão, olhos com secreções etc.
A doença, se não for devidamente tratada, pode evoluir e levar o animal ao óbito. Por outro lado, o animal pode portar a doença sem manifestar nenhum sinal aparente.
Porém, em situações de estresse, por conta de treinamentos, viagens, ou mudança de rotina, a doença passa a se manifestar de forma contundente, aproveitando-se da queda do sistema imunológico.
O tratamento consiste no uso de medicamentos para a eliminação do parasita (antiparasitários), juntamente com suplementação alimentar, por meio de vitaminas, e que vise à recuperação da força física do animal.
O melhor método de controle da doença está no controle do parasita, através de ações de manejo, como o uso de repelentes, inseticidas e higiene dos estábulos.
O médico veterinário deve realizar o diagnóstico da doença através da observação dos sinais clínicos e exame de sangue. Confira.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal