O crescimento da odontologia equina no mundo

A odontologia equina cresceu consideravelmente nos últimos anos no Brasil. Isso, depois que a medicina veterinária reforçou, através de publicações e estudos, sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde bucal para a qualidade de vida e desempenho dos animais em diversas atividades.

A manutenção periódica dentária dos animais, no entanto, já era incorporada no dia a dia dos haras europeus há várias décadas.

Outra grande vantagem dos cuidados dentários em equinos está no melhor aproveitamento dos alimentos, que chegam ao estômago com melhor trituração. Com isso evitam-se ainda as cólicas, por conta de má digestão, doença bastante comum e que tem uma de suas causas justamente dentes mal cuidados.

Diante de toda esta expressividade, atualmente podemos dizer que grande parte dos atendimentos veterinários realizados em equinos estão relacionados a odontologia.

Esta, por sua vez, requer profissionais cada vez mais atualizados e conectados com os avanços desta área tão requisitada.

O exame odontológico deve ser realizado por um médico veterinário capacitado no assunto e com auxilio de equipamentos adequados. Confira.

Fonte: Vet Horses