A Ozonioterapia é um dos tratamentos inovadores da medicina veterinária voltada para equinos e que vem gerando excelentes resultados, sendo um método revolucionário que ganhou força no Brasil nos anos 90.
O tratamento consiste em aplicações, por meio de um gerador elétrico, de cargas de oxigênio e ozônio diretamente no local, de modo a acelerar a cura de diversos tipos de doenças, como laminite, feridas, problemas nos músculos, cicatrização, dentre outros.
Esse processo consiste na oxidação do local afetado, proporcionando a eliminação dos microorganismos ao mesmo tempo em que promove ação analgésica e anti-inflamatória.
Muitos bons resultados por meio deste método já foram relatados pelo mundo.
Entretanto, a operacionalização do equipamento deve ser realizada apenas por profissionais capacitados e que saibam as doses específicas de oxigênio e ozônio, sendo que erros neste aspecto podem inclusive causar a intoxicação dos animais.
Os recursos para solucionar as enfermidades na medicina veterinária estão em crescente expansão, proporcionando assim resultados satisfatórios para os profissionais da área, e até mesmo para os proprietários dos animais.
Dessa maneira a busca por conhecimento no assunto é cada vez mais necessária por parte dos profissionais veterinários, sendo que um atendimento bem ministrado faz toda diferença.
Confira os principais métodos adotados na veterinária equina. Clique aqui.
Fonte: Informativo Equestre