Fique por dentro de alguns fatores que levam o garanhão à infertilidade

Conhecer os motivos que levam o garanhão à infertilidade é de grande importância para que o produtor possa se precaver ao realizar algumas ações preventivas, e, assim, garantir a vida saudável destes animais destinados à ampliação do plantel através de monta natural.

Isso, porque, mesmo que alguns animais sejam considerados “inférteis” podem, através dos métodos de reprodução assistida, emprenhar éguas.

O aumento da temperatura em decorrência da inflamação do escroto, por conta de doenças venéreas, é um dos motivos que podem diminuir a qualidade e quantidade da produção espermática, em virtude da morte das células, e inviabilizar a capacidade produtiva.

Outro é exemplo é o uso de anabolizantes, muitas vezes fornecidos para que o animal atinja bons resultados em pouco tempo, é também um fator desencadeante da infertilidade, já que afeta a produção de testosterona.

Temos ainda a dificuldade de ejaculação, causada em decorrência de situações psicológicas ou lesões, por diferentes motivos.

Estes são apenas alguns exemplos de causas de infertilidade, as quais não se esgotam neste artigo.

Para garantir o sucesso da ampliação do plantel, utilizar métodos de reprodução assistida é a melhor solução. Porém não basta ter só o garanhão, precisa também ter equipamento de qualidade. Confira.

Fonte: Informativo Equestre